Nesse artigo vamos ensinar como registrar as movimentações financeiras da sua entidade, muito importante para que o controle do fluxo de caixa represente corretamente o que foi movimentado.
Para registrar uma entrada, saída ou transferência de dinheiro entre em "Financeiro" e em seguida em "Fluxo de Caixa".
Registro Financeiro:
No menu superior do Fluxo de Caixa, na aba "Registros", clique no botão "Adicionar" para registrar a entrada ou saída de dinheiro.
Na tabela de lista de registros você tem acesso a todos os registros feitos na sua página virtual e na coluna de ações você pode editar um registro ou excluí-lo.
Importante: qualquer edição ou exclusão nessa aba irá interferir diretamente no fluxo de caixa da sua entidade.
Ao clicar em "Adicionar", você terá acesso aos campos para inserir os dados. Insira o valor, se foi entrada, saída ou transferência, a categoria do gasto, a data e o comprovante, se tiver.
Logo abaixo vamos ensinar como adicionar uma categoria no seu fluxo de caixa.
Registro de Transferência:
Além das entradas e saídas, você tem a opção de adicionar um registro de transferência, como indica a figura abaixo. Nesse caso, é necessário cadastrar uma conta para ser a origem e o destino da transação.
Para cadastrar uma conta, entre na aba "Conta", localizado ainda dentro da função "Fluxo de Caixa" e clique no botão "Adicionar+", como indica a figura abaixo.
Categoria de Gastos:
Entre em "Categoria de Gastos" e clique em "Adicionar", como indicado em preto, para adicionar uma categoria.
Na coluna de "ações" você pode editar uma categoria, permitindo que você adicione uma subcategoria a ela ou excluir a categoria em questão também.
Ao clicar em "Adicionar", você terá acesso aos campos para inserir os dados. Preencha com o nome da categoria, a descrição e adicione as subcategorias, caso deseje.