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Gerenciando o evento do zero - Organizador
Gerenciando o evento do zero - Organizador

Aprenda todas as principais funcionalidades de gestão do seu evento seguindo o artigo abaixo.

Fernanda avatar
Escrito por Fernanda
Atualizado há mais de 8 meses

Neste artigo vamos te mostrar o passo a passo de como criar e configurar um evento do zero, até o seu gerenciamento após as vendas. Ele segue uma ordem cronológica de associação de artigos e vai te ajudar a entender melhor como estruturar o seu evento na página da Cheers.


Criando e configurando minha página

Antes de criar um evento, é necessário criar uma página na Cheers e, para acessar todas as funcionalidades de gestão, é necessário concluir o cadastro completo da página, ensinamos ambos no artigo abaixo.

Para concluir esse processo, as entidades precisam ter a página verificada, medida de segurança para evitar fraudes.

Pronto, agora você já pode criar um evento com a Cheers, vamos lá?


Criando evento e definindo as configurações iniciais

O primeiro passo é criar todas as configurações necessárias para que o seu evento inicie da maneira correta. No momento de criar e configurar o evento, você definirá as questões importantes, como: Informações gerais; Data, hora e local; Dados Técnicos e Politica de cancelamento e reembolso.

Se o seu evento tiver alguma política específica de compra e você deseja notificar os compradores a respeito, esse artigo te ensina como configurar essa funcionalidade.

Em seguida, um passo importante é realizar a verificação do seu evento por questões de de segurança, que foi desenvolvida para evitar eventos fraudulentos.

Após criar um evento, é necessário verificá-lo para ter acesso a questões como:

  1. Criar lotes abaixo de 20 reais;

  2. Criar promoters;

  3. Editar as informações do evento;

  4. Ativar e evento para vendas.

As configurações iniciais foram concluídas, agora todas as funcionalidades estão disponíveis, vamos ensinando cada uma delas nos passos abaixo.

Caso seja necessário, você pode editar as informações configuradas acima, basta seguir o passo a passo do artigo abaixo.

Durante a criação do evento, pode surgir algumas dúvidas quanto à indisponibilidade para venda ou a respeito do significado de cada campo no momento da criação do evento. Abaixo temos os artigos que explicam o motivo do evento não estar disponível para venda ou não estar aparecendo na aba de pesquisa na Cheers.


Configurações de gerenciamento

Existem ainda algumas considerações importantes de gerenciamento do seu evento, como adicionar coorganizadores, que são as pessoas que vão ter acesso a página de gerenciamento do evento.

Vincular páginas parceiras, caso o evento possua mais de um organizador, por exemplo. Isso permite deixar mais de uma entidade como organizadora do evento.

Criar publicações para as pessoas atreladas ao evento. Os posts criados ficam localizados na página do seu evento através do App, em "Feed do Evento" o cliente tem acesso a todas as publicações feitas do evento.

Excluí-lo, caso não tenha sido feita vendas ainda. Se já ocorreram vendas, ele pode ser desativado, não ficando mais disponível para as pessoas comprarem. Te ensinamos isso direitinho no artigo a seguir.


Lote de Ingressos

Com todas as informações do evento configuradas, vamos para os lotes de ingressos, que serão vendidos através da plataforma ou via promoter. Para criar os lotes de um evento e configurá-los da maneira correta de acordo com sua necessidade, acesse o artigo a seguir.

As configurações de lote permitem algumas variações relevantes de acordo com a necessidade do evento, como criar um lote com mais de um QR code (para combos, por exemplo), lote com formulário, onde o cliente insere informações na hora da compra ou lote apenas para promoters venderem.

Uma opção interessante que você tem acesso são os lotes cortesias, que consistem em deixar o valor do ingresso custando R$0 (para não interferir no fluxo de caixa, mas contabilizar as vendas) e os cupons de desconto, onde você gera códigos com um valor de desconto específico para o cliente.

Para editar as informações de um lote criado, o artigo a seguir pode ajudar. Lembrando que se uma venda do lote já foi realizada, não é possível alterar o valor do lote.


Promoters

A funcionalidade de promoter tem o objetivo de expandir as vendas do seu evento, permitindo que mais pessoas realizem as vendas de ingressos, Adicione ou exclua os promoters do seu evento de acordo com a necessidade.

Quando você tem muitos promoter adicionados, pode categorizá-los em grupos para facilitar o gerenciamento, para entender como funciona e gerenciá-los da melhor maneira possível, acesse o artigo a seguir.

No artigo a seguir está explicado todas as funcionalidades de gestão que envolvem os promoters, como: controle e gerenciamento de vendas, pagamento, exclusão e muito mais.

Pronto, agora você tem controle total sobre as pessoas que realizarão as vendas do seu evento. Para ajudar, criamos uma seção na nossa central de ajuda que ensina todas as questões relacionadas a vendas por promoter, ensinando a realizar a venda, registrá-la ou os problemas que um promoter pode enfrentar ao executar sua função. Você pode enviar esse link para as pessoas que vão realizar as vendas, para ajudá-los de maneira mais rápida e prática.


Com os lotes criados e os promoters que vão realizar vendas para o evento adicionados na plataforma, você já está preparado para dar início das vendas. Agora vamos para as funcionalidades de gerenciamento, que envolvem os ingressos que foram vendidos até o momento.


Gerenciamento de Ingressos e Solicitações

É possível visualizar a venda de ingressos resumida, ou acessar a planilha com todas as vendas, permitindo visualização através do tipo de venda, data, lote, nome e muito mais. O artigo abaixo vai te explicar tudo sobre isso!

É possível acessar o extrato de um ingresso específico, funcionalidade que permite você cancelar, excluir ou trocar o lote de um ingresso.

Na política de cancelamento do seu evento, se você escolheu que deseja analisar as solicitações de cancelamento, elas chegarão para análise sempre que o cliente solicitar. Nos artigos abaixo explicamos como processar as solicitações de cancelamento de um ingresso ou de um pedido.

Por fim, ainda é possível alterar o lote de um ingresso por outro para o cliente, caso eles sejam de mesmo valor.


As vendas estão indo bem? Agora vamos te mostrar como aprofundar ainda mais no gerenciamento do fluxo de caixa do seu evento, você entenderá melhor sobre as taxas aplicadas e controle de venda.


Gerenciando as vendas

Entenda como funciona o fluxo de caixa do evento, permitindo visualizar as informações de venda e faturamento total e por lote, as entradas e saídas de dinheiro. Além disso, você pode ter um controle específico das vendas realizadas presencialmente.

Para todo evento criado as taxas de venda serão sempre a padrão (opção 1), descritas pela tabela abaixo.

Em alguns casos, onde o cancelamento de ingresso é processado, o saldo do evento pode ficar negativo. Isso ocorre, pois após realizar um saque da quantia disponível para retirada, algum pedido do evento foi marcado como suspeita de fraude, ou seja, o valor desse pedido fica retido e como o saldo estava com zero ou próximo de zero, o fluxo de caixa ficou negativo.


Saques e Conta

Importante: A gestão de saques e conta é muito importante no gerenciamento do seu evento, visto que o saque possui questões delicadas como: prazo para processamento ou possíveis erros no cadastro da conta. Por isso, nos artigos abaixo explicamos melhor sobre tudo isso.

Neles falaremos sobre as informações referentes ao cadastro, exclusão e edição de uma conta, além de como solicitar um saque e as condições que envolvem a solicitação. O artigo “tudo sobre” trás todas as questões juntas, já os outros tratam das temáticas separadamente.

Durante o cadastro de uma conta podem existir alguns erros associados a compatibilidade dos dados disponibilizados pelo banco, que precisam estar iguais para que a transação seja completa, o artigo a seguir lista os possíveis erros.


Chegamos agora no dia do evento, onde você deve se preocupar com o gerenciamento de entrada do seu evento, entendendo e configurando as questões de leitura de QR Code para validação dos ingressos, a entrada manual e o gerenciamento da funcionalidade.


Dia do evento

Esse artigo contextualiza todo o controle de entrada do evento pelo site ou pelo Cheers Reader.

Todas as informações para realizar a confirmação dos ingressos na entrada do evento estão disponíveis nos artigos a seguir, tanto a entrada manual pelo site, quanto a entrada manual e por QR Code pelo App Cheers Reader.

O manual da semana do evento contém todas as informações que o organizador precisa saber para gerenciar da melhor maneira a entrada do seu evento. Por isso, recomendamos que leia ele com uma semana de antecedência ao seu evento.


Pronto, agora ficou muito mais fácil gerenciar o seu evento, não? Qualquer outra dúvida ou problema relacionado ao gerenciamento do seu evento entre em contato com a nossa equipe de atendimento.

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