Em primeiro lugar, vamos contextualizar as duas questões que serão tratadas no artigo a seguir a respeito de cancelamento de produto.
Cancelamento de Pedido pela Entidade:
Você, membro da entidade, pode realizar o cancelamento de um pedido de produto diretamente pelo nosso site, seja ele um pedido presencial ou não. Abaixo vamos explicar como funciona o reembolso para os pedidos presenciais ou online.
Pedidos Presenciais: No caso de pedidos presenciais, como eles não ocorrem por intermédio da Cheers o próprio vendedor pode cancelar diretamente o pedido, não precisando fazer a solicitação. Nesse caso, o valor do estorno precisa ser acertado diretamente entre entidade e comprador.
Pedidos Online: Já os pedidos online, primeiro a entidade solicita o cancelamento do pedido e, em seguida, ele precisa passar por uma aprovação da Cheers, que tem um prazo de 5 dias úteis para aprovar. Após a solicitação ser aprovada, o pedido é cancelado e o valor estornado (prazo para estorno do valor pode variar, para saber mais, clique aqui).
Solicitação de Cancelamento pelo Cliente:
Os clientes podem solicitar o cancelamento dos produtos comprados em uma página virtual (somente quando ele foi feito online e ainda não está entregue, tirando isso, é necessário entrar em contato diretamente com a entidade), nesse caso, quando a solicitação é realizada, ela é enviada para a entidade aprovar o pedido. Após a aprovação da entidade ele precisa passar por uma aprovação da Cheers, que tem um prazo de 5 dias úteis para aprovar. Após a solicitação ser aprovada, o pedido é cancelado e o valor estornado (prazo para estorno do valor pode variar, para saber mais, clique aqui).
Agora que as coisas ficaram mais claras, vamos mostra o passo a passo para cada uma das ações (para saber como aprovar uma solicitação de cancelamento do cliente, clique aqui).
Cancelar um pedido de produto
Para realizar o cancelamento de um pedido de produto, primeiro entre no módulo "Produto" e clique na função "Gerenciar Pedidos".
Em seguida, entre na aba "Todos" para localizar o pedido que você deseja realizar o cancelamento. Ao acessá-lo pela tabela "Lista de Pedidos Geral" permitirá você encontrar com maior facilidade o pedido, podendo pesquisar pelo nome do cliente, por exemplo.
Importante: Note que o tipo de venda (indicado no retângulo vermelho na figura abaixo) é muito importante de saber, visto que dependendo de qual for, mudará o processo de estorno do pedido.
Pronto! Agora que você localizou o pedido que deseja realizar o cancelamento, clique no link em azul referente ao número do pedido, como indica a seta abaixo.
Após clicar no pedido que deseja cancelar, você será direcionado para a aba "Consultar", que tratará das questões específicas daquele respectivo pedido. A opção de solicitar o cancelamento do pedido se encontra no final da tela, por isso é necessário descê-la até o final para encontrar essa funcionalidade.
As vezes você pode se deparar apenas com o botão "Excluir Pedido" e não se preocupe!! Isso quer dizer que o esse pedido foi feito presencialmente, também vamos explicar esse caso abaixo.
Pedido Online:
Para os pedidos online, o botão para solicitar o cancelamento é "Solicitar Cancelamento do Pedido" e, ao clicar nele, você terá dois tipos de aviso que indicam se o produto que você está solicitando o cancelamento já foi marcado como entregue ou não.
Importante: Caso ele já foi entregue, certifique-se de que deseja prosseguir mesmo assim de acordo com as medidas de devolução tomadas pela entidade.
Pronto! Ao clicar em "Sim, prosseguir", para qualquer um dos casos, você terá finalizado o processo de solicitação de cancelamento. Agora pode deixar que resolvermos por aqui.
Pedido Presencial:
Para os pedidos presenciais, o botão para solicitar o cancelamento é "Excluir Pedido" e, ao clicar nele, você terá dois tipos de aviso que indicam se o produto que você está cancelando já foi marcado como entregue ou não.
Importante: Caso ele já foi entregue, certifique-se de que deseja prosseguir mesmo assim de acordo com as medidas de devolução tomadas pela entidade.
Pronto! Ao clicar em "Sim, prosseguir", para qualquer um dos casos, você terá finalizado o cancelamento do pedido.
Importante: Resta acertar o estorno diretamente com o comprador.
Aprovar solicitação de cancelamento pelo cliente
Para acessar as solicitações, entre no módulo "Produtos" no menu de controle lateral da sua página virtual e clique na função "Solicitações".
Na função de solicitações de produto, entre em "Cancelamentos", como indica a imagem abaixo. Em seguida, você terá acesso a todas as solicitações de cancelamento que os clientes pediram, na coluna "ações" você pode visualizar os dados de quem solicitou o cancelamento, aprovar ou excluir a solicitação.
Ao clicar em "Aprovar Solicitação", confirme que você deseja concluir essa solicitação pelo botão "Concluir".