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Solicitação de cancelamento de produto: como cancelar ou aceitar uma solicitação - Organizador
Solicitação de cancelamento de produto: como cancelar ou aceitar uma solicitação - Organizador

Saiba como realizar o cancelamento de um pedido de produto ou aprovar uma solicitação de cancelamento solicitada pelo cliente.

Fernanda avatar
Escrito por Fernanda
Atualizado há mais de um ano

Em primeiro lugar, vamos contextualizar as duas questões que serão tratadas no artigo a seguir a respeito de cancelamento de produto.

  • Cancelamento de Pedido pela Entidade:

Você, membro da entidade, pode realizar o cancelamento de um pedido de produto diretamente pelo nosso site, seja ele um pedido presencial ou não. Abaixo vamos explicar como funciona o reembolso para os pedidos presenciais ou online.

  1. Pedidos Presenciais: No caso de pedidos presenciais, como eles não ocorrem por intermédio da Cheers o próprio vendedor pode cancelar diretamente o pedido, não precisando fazer a solicitação. Nesse caso, o valor do estorno precisa ser acertado diretamente entre entidade e comprador.

  2. Pedidos Online: Já os pedidos online, primeiro a entidade solicita o cancelamento do pedido e, em seguida, ele precisa passar por uma aprovação da Cheers, que tem um prazo de 5 dias úteis para aprovar. Após a solicitação ser aprovada, o pedido é cancelado e o valor estornado (prazo para estorno do valor pode variar, para saber mais, clique aqui).

  • Solicitação de Cancelamento pelo Cliente:

Os clientes podem solicitar o cancelamento dos produtos comprados em uma página virtual (somente quando ele foi feito online e ainda não está entregue, tirando isso, é necessário entrar em contato diretamente com a entidade), nesse caso, quando a solicitação é realizada, ela é enviada para a entidade aprovar o pedido. Após a aprovação da entidade ele precisa passar por uma aprovação da Cheers, que tem um prazo de 5 dias úteis para aprovar. Após a solicitação ser aprovada, o pedido é cancelado e o valor estornado (prazo para estorno do valor pode variar, para saber mais, clique aqui).

Agora que as coisas ficaram mais claras, vamos mostra o passo a passo para cada uma das ações (para saber como aprovar uma solicitação de cancelamento do cliente, clique aqui).


Cancelar um pedido de produto

Para realizar o cancelamento de um pedido de produto, primeiro entre no módulo "Produto" e clique na função "Gerenciar Pedidos".

Em seguida, entre na aba "Todos" para localizar o pedido que você deseja realizar o cancelamento. Ao acessá-lo pela tabela "Lista de Pedidos Geral" permitirá você encontrar com maior facilidade o pedido, podendo pesquisar pelo nome do cliente, por exemplo.

Importante: Note que o tipo de venda (indicado no retângulo vermelho na figura abaixo) é muito importante de saber, visto que dependendo de qual for, mudará o processo de estorno do pedido.

Pronto! Agora que você localizou o pedido que deseja realizar o cancelamento, clique no link em azul referente ao número do pedido, como indica a seta abaixo.

Após clicar no pedido que deseja cancelar, você será direcionado para a aba "Consultar", que tratará das questões específicas daquele respectivo pedido. A opção de solicitar o cancelamento do pedido se encontra no final da tela, por isso é necessário descê-la até o final para encontrar essa funcionalidade.

As vezes você pode se deparar apenas com o botão "Excluir Pedido" e não se preocupe!! Isso quer dizer que o esse pedido foi feito presencialmente, também vamos explicar esse caso abaixo.

Pedido Online:

Para os pedidos online, o botão para solicitar o cancelamento é "Solicitar Cancelamento do Pedido" e, ao clicar nele, você terá dois tipos de aviso que indicam se o produto que você está solicitando o cancelamento já foi marcado como entregue ou não.

Importante: Caso ele já foi entregue, certifique-se de que deseja prosseguir mesmo assim de acordo com as medidas de devolução tomadas pela entidade.

Pronto! Ao clicar em "Sim, prosseguir", para qualquer um dos casos, você terá finalizado o processo de solicitação de cancelamento. Agora pode deixar que resolvermos por aqui.

Pedido Presencial:

Para os pedidos presenciais, o botão para solicitar o cancelamento é "Excluir Pedido" e, ao clicar nele, você terá dois tipos de aviso que indicam se o produto que você está cancelando já foi marcado como entregue ou não.

Importante: Caso ele já foi entregue, certifique-se de que deseja prosseguir mesmo assim de acordo com as medidas de devolução tomadas pela entidade.

Pronto! Ao clicar em "Sim, prosseguir", para qualquer um dos casos, você terá finalizado o cancelamento do pedido.

Importante: Resta acertar o estorno diretamente com o comprador.


Aprovar solicitação de cancelamento pelo cliente

Para acessar as solicitações, entre no módulo "Produtos" no menu de controle lateral da sua página virtual e clique na função "Solicitações".

Na função de solicitações de produto, entre em "Cancelamentos", como indica a imagem abaixo. Em seguida, você terá acesso a todas as solicitações de cancelamento que os clientes pediram, na coluna "ações" você pode visualizar os dados de quem solicitou o cancelamento, aprovar ou excluir a solicitação.

Ao clicar em "Aprovar Solicitação", confirme que você deseja concluir essa solicitação pelo botão "Concluir".


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