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Formulário específico de produto: como criar e gerenciar - Organizador
Formulário específico de produto: como criar e gerenciar - Organizador

Entenda sobre os dois tipos de formulário que temos e como criar o seu formulário específico de produto ou kit.

Fernanda avatar
Escrito por Fernanda
Atualizado há mais de uma semana

O formulário específico é uma nova ferramenta do módulo de produtos para você gerenciar ainda melhor as vendas de produto da sua entidade. Agora, temos dois tipos de formulários que podem ser usados na venda de um produto, por isso, vamos te explicar quando usar cada um deles.

Quando usar formulário geral

  • Os formulários gerais são mais recomendados para coletar informações gerais de um comprador, como por exemplo o comprovante de matrícula ou o número do RA. Recomendamos isso, pois o formulário geral é aplicado ao final da compra, não distinguindo o produto ou kit em específico.

Quando usar o formulário especifico

  • Os formulários específicos podem ser usados para personalizações de um ou mais produtos específicos, seja aplicando para vendas avulsas ou dentro do kit. Você pode usar esse formulário para coletar informações específicas de personalização para cada compra feita daquele produto, como o número ou nome que o comprador deseja na camiseta, por exemplo.

Importante: É valido ressaltar que os dois formulários funcionam de forma independente, ou seja, se existir um formulário específico de produto ativo e um formulário geral também, durante o processo de compra e finalização o cliente preencherá ambos. Por isso, é muito importante entender os objetivos de cada um, para evitar redundâncias de preenchimento por parte do cliente.


Como criar um formulário específico

Agora, vamos ao passo a passo de como criar um formulário específico, onde mostraremos todas as variáveis durante o processo de criação de um formulário específico para produto ou kit.

Primeiro, no menu lateral de controle da sua página da entidade, no módulo Produtos" entre na função "Formulários".

Entre na aba "Formulários Específicos", nela você terá acesso a tabela geral de formulários específicos, onde estão os que já foram criados. Para adicionar um novo, clique no botão "Novo Formulário +", como indicado em preto na figura abaixo.

Ao clicar no botão, você será direcionado para a seção de criação e preenchimento. Agora, vamos te mostrar como configurar cada um dos campos de acordo com a sua necessidade.

Informações Básicas:

  • Nome do Formulário: insira o nome que deseja dar ao seu formulário.

  • Status do Formulário: Se você deixar como ativo, para os produtos selecionados que estão sendo vendidos, ele será exibido no momento da compra. Caso seja um formulário teste, ou você não deseja mais coletar respostas, deixe-o como inativo.


Produtos:

  • Produto: Nessa seção, insira o nome do produto que deseja adicionar ao formulário em questão. Inicialmente não terá nenhuma opção disponível, pois é necessário digitar o nome do produto.

    Importante: Para adicionar um produto ao formulário, ele não necessariamente precisa estar ativo, mas se ele já foi adicionado em um outro formulário específico, não será possível adicioná-lo no novo.

    Ao selecionar o produto, ele aparecerá como na imagem abaixo: informando o nome, se o produto está ativo ou não, a quantidade de respostas recebidas (como criamos agora, não terá nenhuma, mas no momento da edição será útil) e a opção de remover esse produto, caso tenha adicionado errado.


Perguntas:

Agora é o momento de criar as perguntas que vão aparecer no momento em que o comprador for adicionar o respectivo produto no carrinho. Para a personalização específica, temos duas opções de perguntas: as com formato de resposta em texto ou em múltipla escolha.

Importante: se você deseja coletar imagens, como comprovante de matrícula ou de pagamento, é necessário usar o formulário geral para isso.

  • Título: Insira o título da sua pergunta, direcionando o comprador para o que ele deve responder nos campos de resposta.

  • Formato da resposta: Defina se o comprador dará a resposta em texto (informando por exemplo o nome ou número na camiseta). Ou se a resposta será de múltipla escolha, onde ele precisará inserir uma das opções disponíveis (essas opções são adicionadas através do botão "Adicionar +"e ficam registradas logo abaixo do título da pergunta, como indicado na figura acima).

  • Pergunta Obrigatória: Defina se a pergunta será obrigatória ou não. Se ela for, o cliente precisa inserir algo no campo para prosseguir com a compra.

Ao finalizar o preenchimento dos 3 campos, clique em "Adicionar Pergunta", para que ela seja adicionada ao formulário. Isso permite que você adicione novas perguntas seguindo a mesma lógica descrita anteriormente.


Situação do Formulário:

Por fim, você tem o status de situação do formulário, indicando se o formulário está ativo ou não. Se estiver contando como formulário inativo, retorne a seção "Informações Básicas".

Além disso, ele mostra se o produto que você escolheu para o formulário está ativo ou não, por isso, se o seu produto não estiver ativo e você deseja reativá-lo, clique aqui para reativar seu produto.

Ao corrigir ambas as questões, você terá a confirmação de uso como na figura abaixo.

Para finalizar, clique em "Salvar Formulário"


Como Aparece para o Cliente

Nesta seção vamos mostrar como as perguntas do formulário aparecer para o cliente no momento da seleção do produto.

Site:

Os produtos que possuírem formulário ativo para venda no site terão a opção de "Personalizar" logo após selecionar o modelo do produto, como indicado pelo retângulo preto na figura abaixo. Em seguida, ao clicar em "Personalizar" você terá acesso ao pop-up lateral para preenchimento dos campos do formulário e prosseguimento para a finalização da compra.

App:

Os produtos que possuírem formulário ativo para venda no App terão a opção de "Personalizar" logo após selecionar o modelo do produto, como indicado pelo retângulo vermelho na figura abaixo. Em seguida, ao clicar em "Personalizar" você terá acesso ao pop-up lateral para preenchimento dos campos do formulário e prosseguimento para a finalização da compra, após preencher os campos obrigatórios.


Como gerenciar um formulário específico

A seguir, vamos te mostrar como gerenciar os formulários específicos criados, adentrando em cada um dos casos disponíveis de gerenciamento: Ver respostas; Editar e Excluir.

Primeiro, na aba "Formulários Específicos", encontra na tabela o formulário que você deseja realizar alguma ação. Quando localizado, na coluna "ações" clique nos três pontinhos, como indicado pelo quadrado vermelho na figura abaixo. Nele você terá as opções disponíveis de gerenciamento.

Importante: Indicado pelo retângulo preto estão informações relevantes sobre aquele respectivo formulário, que podem ajudar no seu direcionamento ao longo do gerenciamento deles.

Excluir Formulário:

  • Para excluir um formulário criado, clique em "Excluir" e confirme a ação.

Importante: Os formulários que já tiveram alguma resposta não podem ser excluídos, para evitar perda de de dados. Porém, caso queira, é possível desativar um formulário que já teve respostas, clicando em "Editar" e desativando o campo "Formulário Ativo".

Ver Respostas:

  • Ao clicar em "Ver Respostas", você será direcionado para a aba "Respostas", que trará uma tabela com as respostas que esse formulário recebeu, como indicado pelo retângulo preto na figura abaixo. Além disso, é possível ter controle absoluto delas ao exportá-la através do botão "Exportar", indicado pela seta na figura abaixo.

    Importante: Um formulário recebe respostas assim que a compra é concluída, por isso, em alguns casos, podem existir pedidos com status "aguardando pagamento" dentro da lista de respostas. Por isso, é muito importante filtrar as respostas pelo status do pedido.

Editar:

Ao clicar no botão de editar, você será direcionado para a seção de edição, que informa a data, hora e usuário da última edição do formulário.

Importante: quando um formulário já recebeu respostas, não é possível editar as perguntas feitas nele, nem excluir um produto que recebeu as respostas.

Sendo assim, para formulários que já receberam respostas, você pode editar o nome, o status do formulário ou adicionar novos produtos.

Ao finalizar a edição desejada, clique em "Salvar Formulário".


Agora você já sabe como criar e gerenciar os formulários específicos para o seu produto ou kit! Qualquer dúvida, entre em contato conosco através da nossa central de ajuda.

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